VARJOTA-AÇUDE ARARAS: Já é possível ver o pequeno Reservatório do Ararinhas, construído em 1953



A barragem Paulo Sarasate, do Açude Araras, está localizada no município de Varjota, estado do Ceará, a cerca de 250 km da cidade de Fortaleza. Barra o rio Acaraú, pertencente ao sistema do mesmo nome. A sua bacia hidrográfica cobre  uma área de 3.520 km2.

Tem como finalidades a perenizarão e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a geração de energia elétrica de aproximadamente 6.000 kVA (operados pela CHESF), a piscicultura  e  o  aproveitamento de culturas na área de montante. Os estudos de projeto tiveram início no ano de 1920 e, após uma série de paralisações, foram concluídos no ano de 1938. Posteriormente foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, com a consultoria da Cementation do Brasil S.A. - Engenharia Geral.

As obras civis foram iniciadas em 1951 , como atividade de emergência e assistencial.  No ano de 1953  começou-se   a construção da barragem auxiliar e, em 1956, a construção da barragem principal, que foi concluída no ano de 1958.

Dados históricos - Na construção do "Velho Araras" primeiramente foi construído o "Ararinha", um pequeno  reservatório localizado entre o Balneário Geltil Pires e o morro da Cagece no bairro Ararinha.

Esse reservatório tinha como função auxiliar a construção da barragem principal. Na época foi feito um canal que levava a água do Ararinha até as proximidades da barragem principal, hoje com sua maior seca, é possível acompanhar um pouco dessa história. Lembrando que toda essa engenhoca funcionava sem energia elétrica.

Fonte: ACONTECEU IPU
Fotos:Baldo feitosa

volume atual do açude















O que achou do Post? Aproveite o espaço e comente

0 Comentário sobre: "VARJOTA-AÇUDE ARARAS: Já é possível ver o pequeno Reservatório do Ararinhas, construído em 1953 "

Postar um comentário

 
Get our toolbar!

Total de visualizações de página

Cidades Acessando no Momento

Parceiros

© 2013 Varjota 24 Horas - Notícias Policial de Varjota e Região Todos os Direitos Reservados